Rateio é CRIME? Veja AQUI

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

AFRFB

Rateio é crime? Nos últimos tempos tenho recebido perguntas como essa. É uma dúvida bastante comum de quem estuda para concursos pois o dinheiro anda curto e o rateio é a forma mais econômica de conseguir estudar por bons cursos preparatórios sem precisar pagar caro por isso. Temos que diferenciar duas coisas: o rateio do bem e a pirataria ou rateio do mal. A pirataria sim é crime pois você não pode copiar material de terceiros e sair por aí vendendo como se fosse seu.

Leia também:

rateio é crime?

Rateio é crime? Direitos Autorais

Os cursos preparatórios possuem os direitos autorais dos materiais que produzem, sejam eles vídeo-aulas ou apostilas. Vender esse material sem autorização fere esses direitos autorais, segundo a lei 9.610/98. Então se você comprar um curso preparatório e sair por aí vendendo ele pela metade do preço, você estará sim cometendo um CRIME e pode ser preso por isso.

Valorize o trabalho dos professores

Antes de você comprar um rateio de alguém que faz pirataria, pense bem em todo o trabalho que os professores e o próprio curso tiveram para produzir aquele material. Você gostaria que todo o seu trabalho fosse vendido sem você ganhar nenhum centavo? Coloque-se no lugar dos outros. Na internet vemos picaretas vendendo cursos por 50 reais, cursos esses que no site original custam de 500 a 700 reais.

Material Atualizado

Um ponto negativo de comprar curso por rateio é a questão da atualização do material. Muitos cursos são lançados antes de sair o edital e quando você compra pelo site original você recebe gratuitamente todas as atualizações pós-edital. No caso do rateio não, você fica com o material desatualizado.

Cuidado com as redes sociais

Uma outra coisa importante quando paramos para pensar se rateio é crime ou não é a questão das redes sociais. No facebook temos diversos grupos que compartilham material entre si, tome cuidado: Sair por aí distribuindo material sem a autorização do autor é CRIME. Sites como o MEGA, MINHATECA e ABELHAS são os principais pontos onde se encontram esses materiais. Se você postar o link de algum material em grupo isso pode ser usado como uma prova contra você, causando até mesmo um processo.

Conclusão

Agora que você já sabe que rateio é crime caso você contribua com a pirataria, é hora de pensar duas vezes antes de comprar. Está sem grana? Junto dois ou três amigos e compre um curso original no site oficial do cursinho.

Eu sempre recomendo o Estratégia Concursos pois eles possuem milhares de aprovados e a melhor equipe de professores do Brasil.

Eu indico os seguintes cursos (clique nos links para ver):

Deixe abaixo seu comentário falando o que pensa sobre rateio para concursos 😉

Rateio é CRIME? Veja AQUI
4 (80%) 9 votes

Recomendados Para Você:

2 Comentários


  1. Olá Anne, na minha opinião rateio do bem é quando dois amigos que estão com pouco dinheiro resolvem dividir um curso. Já o rateio do mal é quando alguns “espertinhos” compram algum curso apenas para baixar as aulas e vender mais barato para outras pessoas.

    Abs!


  2. Olá Guilherme!

    Parabéns pelo blog! Apenas uma observação, no início do texto você fala sobre diferença entre ‘rateio do bem’ e ‘rateio do mal’, mas não explicou em que consiste a diferença.
    O que seria rateio do bem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *