Profissão Concurseiro: Faça do estudo o seu trabalho!

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Você já ouviu falar sobre os concurseiros profissionais?

São pessoas que se dedicam integralmente aos estudos para concurso público. Essa é a maneira mais rápida de conseguir ser aprovado em qualquer concurso.

O problema é que poucas pessoas conseguem aderir à “profissão concurseiro”, já que isso exige que você tenha uma boa reserva de dinheiro ou que receba ajuda de seus pais, marido, esposa ou qualquer outra pessoa mais próxima.

No artigo de hoje vou dar algumas dicas para você que sonha em profissionalizar o seu estudo, aumentando assim as suas chances de sucesso em qualquer prova em um curto espaço de tempo.

As dicas de hoje são ideais para você que:

  • Foi demitido do seu emprego
  • Pensa em sair do emprego para somente estudar
  • É dona de casa e quer começar a estudar para concurso
  • Está sem trabalhar e não consegue arrumar um emprego

Cenário favorável para a profissão concurseiro

profissão concurseiro

O cenário é favorável para você se tornar um concurseiro(a) profissional, já que vivemos um período em que o desemprego cresce cada vez mais. Atualmente são cerca de 12 milhões de pessoas desempregadas no Brasil. Muitas delas já devem estar se preparando para garantir, no futuro, a estabilidade do serviço público.

O que acontece quando você é demitido é que você recebe um bom dinheiro da empresa que trabalhou + FGTS + seguro-desemprego, etc.

O ideal é você usar esse dinheiro para sobreviver durante os meses em que vai se dedicar somente aos estudos. Nesse caso é necessário ter muita disciplina para cortar gastos desnecessários e conseguir sobreviver o máximo de tempo sem precisar trabalhar.

Quero deixar claro que não há nada de errado com quem concilia o trabalho com os estudos para concurso, eu mesmo já fiz isso durante muito tempo e mesmo assim consegui ser aprovado. A grande diferença entre quem trabalha e estuda de quem só estuda é o tempo para a aprovação. Quem só estuda vai conseguir passar mais rápido, mas quem trabalha também vai conseguir ser aprovado, só que em um espaço de tempo maior.

  • Tempo médio para a aprovação do concurseiro que só estuda: 6 meses
  • Tempo médio para aprovação do concurseiro que trabalha: 1 a 2 anos

É claro que esse tempo pode variar, os concursos da área fiscal, por exemplo, demandam um tempo maior de estudo.

Disciplina é a chave do sucesso



concurseiro profissional

Para ter sucesso na profissão concurseiro você precisa ter MUITA disciplina. Essa é a chave do sucesso.

Grave uma frase na sua cabeça: “Quanto mais tempo você tiver livre para estudar, mais distrações e imprevistos irão aparecer”.

Cada vez que você estiver estudando e for interrompido por algo, lembre-se dessa frase!

Quando você estiver apenas estudando irá pensar que você tem todo o tempo do mundo, então pode tirar folgas do estudo para fazer aquilo que gosta. Na verdade esse é um grande erro pois isso significa falta de disciplina. Se você tem 10 horas livres para estudar durante o dia, não significa que você vai realmente estudar todas essas 10 horas.

Conforme falei antes, irão aparecer vários pequenos imprevistos que irão “comer” todo o tempo de estudo que você acha que tem.

Ir ao mercado, fazer comida, limpar a casa, ir na padaria, levar os filhos na escola, buscar a mulher no trabalho, passear com o cachorro e por aí vai.

Então, aquelas suas 10 horas livres acabam se tornando 5 ou 6 horas no máximo.

RECOMENDADO:

Cumprir horários

Em qualquer outra profissão você precisa cumprir horários, certo? No caso da profissão concurseiro não é diferente. Você precisa estipular horários e metas de estudo para cumprir diariamente e semanalmente.

Você pode fixar o seu horário de estudo das 8h até às 18h, assim sobrará ainda a noite livre para fazer o que você gosta, ficar com sua mulher, jogar futebol, assistir um filme, sair para comer algo, etc.

É claro que para cumprir esse horário você precisa aprender a como acordar cedo para estudar. É necessário também descobrir em qual período o seu estudo é mais produtivo. Eu conheço pessoas que estudam melhor na madrugada pois tem mais silêncio. Já eu, sempre fui mais produtivo no período da manhã, então gostava de acordar bem cedo para estudar e na metade do dia já ter o meu estudo programado no plano de estudos bem adiantado.

Programe-se para ser o concurseiro profissional

horário estudar

Não é da noite para o dia que você vai jogar tudo para o alto e começar a somente estudar para concurso. No artigo sobre largar o trabalho para estudar eu falo mais sobre isso. É necessário se programar com antecedência, afinal de contas, você tem suas contas a pagar e não quer ficar inadimplente.

Você precisa saber quanto de dinheiro você precisa mensalmente para conseguir pagar as suas contas, comprar comida, etc.

Após isso você vai calcular quanto tempo consegue se manter estudando sem precisar trabalhar. Normalmente um período entre 6 meses e 1 ano é suficiente para você passar no concurso.

Você também deve considerar se desfazer de certas despesas, como o carro ou moto, caso você pague financiamento. Quanto menos gastos você tiver, mais tempo vai conseguir se manter estudando.

Para saber mais sobre como passar em concurso em menos de 1 ano, recomendo que leia este artigo.

Pressão

Quando você resolver aderir à profissão concurseiro, corre um grande risco de ficar sob pressão de terceiros. As pessoas vão dizer que é sua obrigação ser aprovado no concurso porque você fica somente estudando, não faz mais nada da vida.

Quem diz isso não sabe como é passar 6, 7 ou 8 horas por dia estudando para concurso. Na verdade você não tem a obrigação de passar, mas sim de fazer o seu melhor.

Não deixe ninguém colocar pressão em você dizendo que você vai passar de maneira fácil, que você vai ficar entre os primeiros colocados porque só estuda, etc.

Explique para a sua família, amigos e conhecidos que o concurso não se faz para passar, mas sim até passar!

Mostre que não existe essa história de “vaga garantida”, muitas vezes acabamos reprovando em concursos que estudamos muito porque o destino nos reserva alguma vaga melhor lá na frente.

Quando eu devo me tornar um concurseiro profissional?

Essa é uma pergunta muito comum. Eu conheço diversas pessoas que conseguiram ser aprovados em concurso mesmo conciliando o estudo com o trabalho. Você não precisa, necessariamente, jogar tudo para o alto e ficar somente estudando.

Uma pessoa que trabalha no horário normal consegue estudar de 4 a 5 horas por dia sem problema algum. Esse é um excelente tempo de estudo para conseguir passar em concursos altamente concorridos no prazo de 1 a 2 anos.

Você deve se tornar um concurseiro profissional, ou seja, aquele que apenas estuda e não trabalha, quando você ficar desempregado e tiver dinheiro para sobreviver por pelo menos 1 ano ou então quando tiver alguém que lhe ajude a segurar as contas no período em que se dedicar somente aos estudos.

Conclusão

Por fim, não podemos deixar de citar que, para você encarar a profissão concurseiro é necessário você estudar por um material também profissional. Temos muito material gratuito na internet, mas 99% deles é desatualizado ou desorganizado. Muitas vezes esses materiais que encontramos perdidos na internet acabam mais atrapalhando do que ajudando.

Para quem me pede indicação de curso para concurso eu quase sempre recomendo o Estratégia Concursos. O grande motivo disso é o alto índice de aprovação, comprometimento com o aluno, materiais atualizados em PDF e vídeo-aulas, fórum tira-dúvidas e muitas outras vantagens. Clique no link abaixo e veja agora os cursos mais vendidos do Estratégia!

>>> CURSOS EDITAL ABERTO ESTRATÉGIA <<<

Deixe abaixo o seu comentário falando se você teria coragem de encarar a PROFISSÃO CONCURSEIRO!

 

Profissão Concurseiro: Faça do estudo o seu trabalho!
5 (100%) 3 votes

Recomendados Para Você:

4 Comentários


  1. Olá Abimael, acostume-se pois essa pressão familiar é absolutamente normal.

    Eles não entendem que você está batalhando pelo seu sonho, assim como milhares de concurseiros em todo o Brasil. Tenha a certeza que todo o esforço será recompensado!

    Mantenha-se firme pois a aprovação é questão de tempo. Grande abraço!


  2. Eu quero um material especifico para o cargo de Assistente Técnico Administrativo/Nível Médio do Ministério da Fazenda, principalmente RACIOCÍNIO LÓGICO. Mas específico mesmo porque que tem umas Empresas que enganam e oferece material que eles já tem gravado ou escrito em PDF e quer soca na gente só para vender. Tem que ser o material igualzinho o que pede no Edital e também explicar o estilo da banca, no caso a ESAF.


  3. Larguei o emprego a dois anos e vou te dizer que não é tarefa fácil, muita pressão da família para que você volte a trabalhar, etc – já até cogitei essa possibilidade. Eu tive que mudar de casa, morar só, somente para ficar mais em paz para estudar. Nessa brincadeira perdi 1 ano com confusão familiar, por que pare eles eu não fazia outra coisa da vida a não ser ficar no quarto estudando. Quando aprovação chegar, tenho certeza que valerá a pena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *