Plano de Estudos para Concurso: O Segredo dos Aprovados

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

O Plano de Estudos para concurso é hoje a principal arma que o concurseiro possui em mãos para se organizar e vencer todo o conteúdo que está previsto no edital do seu concurso. Não é novidade para ninguém que a base da aprovação passa por uma boa organização do tempo e do material que será usado para estudar.

Para isso, nada melhor do que montar o seu próprio cronograma de estudos, personalizado de acordo com o tempo que você possui livre para estudar.

Como diz o professor Mário Machado do Estratégia Concursos: “Plano de estudos está para o concurseiro, assim como o sapatinho de cristal está para a cinderela, ou seja, é sob medida!”

Aqui no blog você encontra diversos planos de estudo, mas é necessário saber adaptar eles a sua realidade.

Neste artigo vamos dar dicas essenciais para você sair do ZERO e montar, ainda hoje, o seu plano!

O que poucos sabem é que ter um plano de estudos bem elaborado é o grande segredo dos aprovados em concurso =)

plano de estudos para concurso

Plano de Estudos para concurso: A grande sacada

A grande sacada do plano de estudos para concurso é que não se trata de quantas horas você vai estudar por dia, mas sim se você vai conseguir manter a regularidade de estudar todos os dias. Não passa em concurso aquele que estuda mais, mas sim aquele que aprende mais com o tempo livre que tem.

Você certamente já deve ter ouvido falar de pessoas que estudam 10 horas por dia, mas o engraçado é que essas pessoas nunca conseguem ser aprovadas.

Estranho isso, não acha?

O plano de estudos para concurso não é feito para você ficar postando nas redes sociais que estuda 10 horas, mas sim para você conseguir se organizar e colocar metas de estudo realistas no seu dia a dia.

Quando eu falo sobre metas realistas, estou falando também da importância de cronometrar as horas líquidas de estudo.

Aquele cara que diz que estuda 10 horas por dia, na verdade não está estudando nem 5 horas líquidas. Pois ao longo do dia ele precisa parar para almoçar, para fazer um lanche, ir na academia, ficar no facebook, etc.

Começar a estudar às 8h e terminar de estudar às 18h não quer dizer que você, necessariamente, estudou todas essas 10 horas.

Então, quando você for estudar irá usar um cronômetro e, cada vez que for fazer alguma coisa fora do estudo, irá pausar esse cronômetro. Assim, você saberá exatamente qual é o seu tempo de estudo líquido diariamente.

Analise a sua rotina atual

plano de estudos

O primeiro passo para elaborar um plano de estudos para concurso efetivo é analisar a sua rotina atual. Quanto tempo você tem livre para estudar para concurso público?

Lembre-se que feito é sempre melhor do que perfeito, então mesmo que tenha pouco tempo para estudar, ainda sim você deve colocar esse tempo no seu cronograma.

O ideal para quem está começando é colocar 3 horas por dia de estudo líquido no seu plano de estudo. Lembre-se que o tempo livre não é apenas aquele que você está em casa de bobeira, mas também aqueles preciosos minutos que você perde dentro do transporte público, no trânsito ou até mesmo no intervalo do seu almoço.

Vamos ser sinceros: Você não demora 1 hora para almoçar, né? Que tal estudar 30 minutos nesse tempo?

Esses minutos que acabam sobrando ao longo do seu dia podem ser essenciais para fazer alguma revisão do conteúdo estudado em casa.

Quais matérias estudar?

Após já ter definido a sua rotina atual e saber quantas horas líquidas terá livre para estudar diariamente, é hora de definir quais disciplinas serão estudadas. Para isso, você irá pegar o último edital do seu concurso, seja ele o concurso da polícia federal, receita federal ou qualquer outro.

Você vai começar estudando as matérias básicas que caem em todos os concursos, assim poderá prestar diversos concursos dentro da mesma área. Por exemplo, na área bancária temos matérias básicas como conhecimentos bancários, técnicas de vendas e atendimento. Essas disciplinas caem tanto no concurso da Caixa, quanto no concurso do Banco do Brasil ou qualquer outro da área.

Se o seu edital tiver mais do que 10 matérias previstas, o recomendado é deixar algumas de fora do seu plano de estudos no começo. Conforme você for terminando alguma das 10 matérias, você vai substituindo e colocando no plano de estudos aquelas que ficaram de fora inicialmente.

Quantas matérias estudar por dia?

Aqui entramos em uma dúvida muito comum entre os concurseiros: quantas matérias colocar por dia no plano de estudos para concurso?

O ideal é sempre estudar mais do que uma matéria por dia. Para algumas pessoas o ideal é estudar duas disciplinas diariamente. Outras gostam de estudar três disciplinas, como é o meu caso. Mas a verdade é que você precisa testar e ver qual será o melhor método para você. Apenas se atente para a regra de nunca estudar mais do que 4 matérias por dia.

plano de estudos concurso TRT 24

Definição do Material de Estudos

Outra parte muito importante do seu plano de estudos para concurso é a escolha de um material de qualidade. Esse será o material base pelo qual você vai guiar os seus estudos. É claro que você pode complementar através de outros materiais, mas o ideal é que escolha apenas um para ter como base.

Para saber se um material é realmente bom você deve pegar a última prova do seu concurso e tentar resolver ela através da consulta a esse material. Se você conseguir resolver pelo menos 80% da prova, podemos dizer que se trata de um bom material. Caso contrário, é melhor você colocar ele fora e procurar outro.

O que eu sempre indico aqui no site é o material do estratégia concursos. Os cursos são totalmente focados e atualizados de acordo com o que está no edital, então provavelmente você irá conseguir resolver quase 100% da sua prova através do material do Estratégia. Veja abaixo alguns cursos que estão com o edital aberto e previsto!

Qualquer dúvida sobre a elaboração do plano de estudos, basta deixar um comentário abaixo!

 

 

 

Plano de Estudos para Concurso: O Segredo dos Aprovados
5 (100%) 2 votes

Recomendados Para Você:

4 Comentários


  1. Estou querendo focar nos estudos para analista judiciário TJ, mas estou em dúvida em que curso comprar, o CERS está com uma super promoção especificamente para esse que quero, vc acha um curso bom?

    Desde já agradeço!


  2. Olá Guilherme,tudo bem?
    Queria uma ajudinha sua para meus estudos,como faço para conversar com você?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *