PEC 241 vai Acabar com os Concursos Públicos?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Nos últimos dias vimos uma grande quantidade de informações circulando sobre a PEC 241, que deve ser aprovada em breve. Muitas pessoas, sem ter o conhecimento, acabam falando que a PEC 241 vai acabar com os concursos públicos. No artigo de hoje eu vou esclarecer algumas dúvidas e falar qual é o impacto que essa PEC poderá ter nos concursos públicos previstos para 2017 e também anos posteriores.

A primeira dica que eu devo dar é: Não acredite no que todos dizem. Se existe algo que pode lhe atrapalhar muito é acreditar em tudo que vê, escuta ou lê por aí. Antes de ter conclusões, vá atrás da informação oficial através de fontes seguras. Esse é um momento que várias pessoas usam para ter audiência inventando falsos fatos sobre a PEC 241 e os concursos públicos.

Caso você queira mais informações sobre essa PEC e os concursos, recomendo que leia o artigo sobre o novo regime fiscal, feito por um professor do Estratégia Concursos.

pec 241 concursos públicos

PEC 241 Concursos Públicos

Para começar, temos que esclarecer qual é o grande objetivo da PEC 241. Com base nisso, poderemos saber se ela vai ou não afetar os concursos públicos. O primeiro fator que merece análise é que a PEC 241 pretende fazer um controle fiscal maior do que o existente atualmente.

Vamos para um exemplo prático…

Imagine que você tem um cartão de crédito e que você use esse cartão sem se preocupar se terá dinheiro para pagar a fatura que irá vencer no próximo mês. Você vai a restaurantes caros, compra as melhores roupas, carros de luxo e não se preocupa se terá dinheiro para pagar tudo isso.

Agora, imagine que seus familiares, vendo a besteira que você está fazendo e que você não conseguirá cumprir com suas obrigações, tenham a ideia de colocar um limite máximo para gasto nesse seu cartão de crédito.

Isso significa que você vai passar fome?  Não. Significa que você não poderá comprar remédios caso fique doente? Também não.

Com a PEC 241 acontece exatamente a mesma coisa, ela tem por objetivo frear gastos excessivos feito com o dinheiro público, mas isso não significa que vamos ficar sem saúde, educação e segurança.

Os Concursos vão acabar?

É óbvio que NÃO. É impossível que a PEC 241 acabe com os concursos públicos. O grande motivo para isso é que temos uma alta rotatividade de servidores em órgãos como o TRF, TRT, Polícia Federal, Receita Federal e muitos outros…

Todos os dias temos alguém se aposentando, alguém tomando posse em cargo inacumulável e, inclusive, pessoas morrendo. Essas são apenas algumas das 7 formas de vacância de cargo público que temos atualmente. Caso você queira saber mais sobre vacância recomendo que assista a esse vídeo:

Os órgãos precisam estar sempre realizando novos concursos para suprir todas essas vagas. Não há como a máquina pública seguir rodando sem repor as perdas que tiver ao longo dos anos.

Qual será o efeito da PEC 241 nos Concursos?

Eu não posso mentir para você dizendo que nada vai mudar nos concursos caso a PEC 241 seja definitivamente aprovada. O que teremos será um grande redução na criação de novos cargos públicos, ou seja, novas vagas não devem surgir com tanta frequência.

Ainda temos que lembrar que essa PEC tem aplicação apenas no âmbito federal e não afeta diretamente os estados e municípios. Sendo assim, concursos estaduais, como os Tribunais de Justiça, poderá seguir criando novas vagas.

Então, o que o concurseiro deve fazer?

Bom, não há nada que o concurseiro possa fazer a não ser continuar estudando. A aprovação ou não dessa PEC não depende mais de nós, os deputados e senadores que colocamos lá em Brasília é que irão decidir se ela será aprovada ou não.

Existe uma coisa que depende apenas de você, algo que está no seu controle…

Essa coisa é estudar muito, como se essa PEC nunca tivesse existido. Grande parte da concorrência nos concursos está perdendo tempo e parando de estudar pensando que a PEC 241 vai acabar com os concursos.

Essa é a sua grande chance de sair na frente. Lembro-me como se fosse hoje quando anunciaram a suspensão dos concursos, parecia o fim do mundo, não é?

No entanto, em 2016 tivemos diversos concursos públicos, como o INSS, TRE-SP, TCM-RJ, TRT-20 e muitos outros…

PEC 241 pode ajudar os concursos?


241

Temos ainda uma outra análise feita pelo Estratégia Concursos, nela o professor Vicente Camilo diz que, talvez, a PEC 241 possa até mesmo ajudar os concursos. A explicação para isso é que quando o governo conseguir “tirar o pé da lama” reduzindo a dívida pública, terá mais espaço fiscal, tornando novas contratações possíveis.

Conclusão

Agora que sabemos que a PEC 241 não vai acabar com os concursos públicos, é hora de você voltar com tudo aos estudos!

E caso você queira começar a estudar de maneira profissional, com material atualizado que realmente cai em prova, professores qualificados e com o curso que tem muito resultado de aprovados em todo o Brasil, recomendo que você conheça os pacotes completos de cursos do Estratégia Concursos.

Para conhecer alguns dos pacotes dos concursos que estão com edital aberto e também alguns previstos, veja nos links abaixo:

 

 

PEC 241 vai Acabar com os Concursos Públicos?
4.3 (85.33%) 15 votes

Recomendados Para Você:

4 Comentários


  1. Sim, é verdade Daniela, nem todos os órgãos respeitam os servidores e acabam tendo acumulação de serviço. Mas essa não é uma regra.


  2. Não é bem verdade que os Órgãos tenham que fazer concurso por conta da rotatividade dos servidores. Sou servido do Ministério da Saúde e passei no concurso de 2005, ou seja, estou há mais de 10 anos aqui e o meu foi o último concurso. Muita gente já pediu exoneração, muitos mais se aposentaram e muitos morreram. E nenhum servidor foi colocado no lugar. Nós acumulamos cada vez mais funções e mais terceirizados e contratados temporariamente estão sendo colocados aqui. Isto sem PEC, imagina com PEC!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *