Edital do Banrisul 2015

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

O Banco estatal Banrisul em breve irá anunciar seu novo edital, o último concurso realizado pela rede bancária havia sido em 2009. Para 2015 o edital terá vagas para escriturário nos seguintes estados: BA, RJ, CE, PE, MG, SP, SC, PR e RS.

A instituição que será responsável pela condução do processo seletivo já foi definida e ficará a cargo da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos a FDRH, a mesma responsável pelo concurso anterior. A autorização para o concurso foi publicada no Diário Oficial em 19 de Agosto. Esse tema já foi falado aqui no blog no artigo Concurso do Banrisul.
A principal vantagem do concurso ter opções para vários estados é que o candidato poderá escolher outro estado, que não o seu para concorrer sem a necessidade de se deslocar até o mesmo. Saiba agora tudo sobre o edital do Banrisul 2015!
edital do banrisul

Links Úteis:

Detalhes do Edital do Banrisul

– Requisitos

Para concorrer ao cargo de escriturário, a única exigência presente no edital do Banrisul 2015 é a formação no ensino médio e pagar a taxa de inscrição já definida em R$ 67,80.

– Localidade de trabalho

As cidades nas quais os selecionados poderão atuar são Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Maria, Novo Hamburgo, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Santo Ângelo e Caxias do Sul todas no RS. As demais cidades são as capitais Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis, Fortaleza, Curitiba e Recife. O edital do certame anterior – Banrisul 2009, tinha vagas para as mesmas cidades.

– As vagas

Até a data de criação deste artigo não havia oficialmente informação sobre o quantitativo de vagas que será provida através do edital Banrisul 2015. Para efeitos de informação o edital de 2009 disponibilizou 500 vagas para o mesmo cargo, e acabou convocando mais de 5000 aprovados.

– Benefícios oferecidos

Além dos salários o grupo Banrisul oferece aos seus funcionários, após o término dos 90 dias de experiência, gratificação semestral, plano de previdência complementar do Banrisul, participação nos lucros, tíquete refeição e vale alimentação.
BANRISUL-ESCRITURÁRIO
BANRISUL
ESCRITURÁRIO

– Provas

Ainda tendo como base o edital Banrisul de 2009 e sabendo que a banca que fará o exame é a mesma, a previsão é que se repita o modelo aplicado que continha 80 questões distribuídas em 20 de português, 20 de matemática financeira, 20 de conhecimentos bancários e outras 20 de informática. Ademais segue o trecho retirado do edital anterior com o conteúdo a ser cobrado pelas provas:
Língua portuguesa: Ortografia (ortografia oficial; acentuação: relação entre fonemas e letras); morfologia (estrutura e formação de palavras; classes de palavras e seu emprego; flexão nominal e verbal); sintaxe (processos de coordenação e subordinação; equivalência e transformação de estruturas; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; uso do acento indicador da crase; uso dos sinais de pontuação); leitura, compreensão e interpretação de texto (compreensão global do texto; estruturação do texto: recursos de coesão; significação contextual de palavras e expressões; informações literais e inferências possíveis).
Matemática financeira: Operações comerciais (porcentagem, taxas de acréscimo, descontos, taxa de lucro ou margem sobre o preço de custo e sobre o preço de venda); conceitos básicos (juros, principal, montante, taxas de juros, fluxo de caixa, contagem de dias, anos comercial e civil, regra do banqueiro); juros simples (cálculo dos juros, do principal, da taxa, do prazo e do montante); juros compostos (cálculo dos juros, do principal, da taxa, do prazo e do montante; convenções linear e exponencial para períodos não inteiros; utilização de tabelas para cálculos); taxas (nominal e efetiva; proporcionais entre si; equivalentes entre si em juros simples e em juros compostos; taxa over; utilização de tabelas para cálculos); desconto bancário simples (taxa de desconto, cálculo do valor do desconto e cálculo do valor descontado; taxa efetiva ou implícita em juros compostos da operação de desconto bancário simples; utilização de tabelas para cálculos).
Conhecimentos bancários e de mercado: Cenários econômicos (sistema financeiro nacional – estrutura e funções); autoridades monetárias – estrutura e funções; mercado financeiro; mercado bancário; mercado de capitais (estrutura e funcionamento); marketing de relacionamento e as instituições; falhas e recuperação de serviços; fatores de satisfação; governança corporativa; estratégias de segmentação; propaganda bancária; diferenciação para os clientes private; influência do investimento em marketing nas vendas e rentabilidade dos bancos.
Informática: Conceitos básicos de informática (noções sobre hardware e software); arquitetura e organização de computadores; sistema Windows XP SP2; Excel 2007; Word 2007; Internet; BrOffice 3.1.

Quer Montar um Plano de Estudos para o concurso do Banrisul? Clique AQUI e Descubra Como!

Edital do Banrisul 2015
Avalie esse artigo!

Recomendados Para Você: