Dicas da Consulplan: O Guia Definitivo

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Você já ouviu falar sobre a banca Consuplan? É uma conhecida banca de concurso público responsável por organizar concursos de diversas áreas, como tribunais, policiais, prefeituras e muitos outros. Entender como essa banca cobra as suas questões é fundamental para que você possa focar somente naqueles conteúdos que mais caem em prova dentro de cada disciplina.

Mas, como fazer isso?

Se você, de alguma forma, chegou até esse post, já está seguindo o caminho certo para entender a Consulplan. Durante os últimos dias eu pesquisei muito a respeito dessa banca para trazer todas as informações e ajudar você que vai prestar algum concurso da Consulplan.

Nas últimas notícias eu falei que o concurso do TRF 2 2017 escolheu a Consulplan como banca organizadora. Esse será um grande concurso e para vencer a concorrência é necessário conhecer muito bem seu inimigo (a banca).

Lendo esse artigo até o final você não vai apenas ficar informado, mas também ter acesso às dicas mais valiosas sobre a banca.

Se você está pronto(a), então vamos lá! =)

consulplan

Artigos relacionados sobre bancas de concurso:

Desvendando os Segredos da FCC

Desvendando os Segredos da Cespe

Desvendando os Segredos da Vunesp

Concursos Consulplan

Primeiramente, temos que saber quais são os principais concursos que a Consulplan organizou nos últimos anos. Isso é fundamental para acharmos provas anteriores da banca em sites como o Qconcursos ou o Estuda Que Passa. Então, veja abaixo quais sao esses concursos:

  • TSE
  • TRF/RJ
  • TJ/MG
  • TRE/MG
  • Polícia Militar
  • Prefeituras
  • Vestibulares

A Consulplan não é apenas uma banca de concurso público, mas também organiza vestibulares, como medicina em Belo Horizonte.

Original de Minas Gerais, agora a empresa está buscando expansão por todo o território nacional. Exemplo disso é o concurso do TRF 2 dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Qual o nível de dificuldade?

Existem diversas bancas mais difíceis do que a Consulplan. Podemos citar a Fundação Carlos Chagas, a Cespe e a ESAF como bancas de maior nível de dificuldade. A Consulplan possui um nível intermediário. O tempo médio de estudo para a aprovação em concursos dela é de 6 meses a 1 ano.

Como são as provas da Consulplan

provas consulplan

Diferente da banca FCC, a Consulplan não gosta de cobrar textos longos em suas provas. Normalmente o que temos são textos curtos e objetivos, de até 5 parágrafos.

Na parte de gramática, os assuntos mais cobrados são:

  • Concordância verbal
  • Acentuação
  • Crase
  • Ortografia
  • Pontuação

Formato da prova

As questões da Consulplan são de múltipla escolha com 5 alternativas cada. O que é bem diferente da Cespe que costuma usar o formato CERTO/ERRADO, em que uma questão errada anula uma questão certa.

Informática

Uma disciplina que costuma ser bem cobrada pela Consulplan é informática. Temos em média 5 questões por prova e os temas mais cobrados são os seguintes:

  • Teclas de atalho
  • E-mail
  • Protocolos
  • Excel e Word

Direito

A parte das disciplinas de direito da Consulplan é, sem dúvidas, a mais tranquila para o candidato. Não é necessário conhecer as doutrinas ou jurisprudência. Você precisa apenas conhecer muito bem a lei seca, como a Constituição Federal, o CPC (Código de processo civil) e também as leis que formam o direito administrativo. Aliás, caso você queira dicas sobre essa última disciplina, basta ler o artigo como estudar direito administrativo.

Prepara-se com antecedência

Se você quer ser aprovado em provas da Consulplan, é fundamental começar a estudar com antecedência. Essa dica não vale apenas para a Consulplan, mas também para qualquer outra banca que você for estudar. É necessário realizar o máximo de questões anteriores da banca. Para isso você pode usar plataformas como a máquina de aprovação.

Caso você queira um curso preparatório com experiência nessa banca, indico que você conheça os cursos do Estratégia Concursos.

Faça o Download da Planilha de Estudos gratuita

Se você quer ser aprovado em concurso público, é necessário estudar com organização. Para isso estamos disponibilizando uma planilha de estudos em excel para você montar seu próprio ciclo de estudos.

Para baixar a planilha clique no link abaixo:

DOWNLOAD PLANILHA DE ESTUDOS

 

Dicas da Consulplan: O Guia Definitivo
5 (100%) 2 votes

Recomendados Para Você:

3 Comentários


  1. Li o edital para o concurso do TRF2 e vi que em algumas provas terá estudo de casos. Você sabe me dizer se geralmente são questões complexas?
    Grata, abraço!
    Nanda.


  2. Oi Tatiana, não é como a Cespe não. O formato da Consulplan é múltipla escolha e não tem essa de eliminar uma certa.

    Abs


  3. Eu gostaria de saber se a Consulplan trabalha com o mesmo metado da Cespe, se a cada questão errada elimina uma que se acerta.

    Att;

    Tatiana Fonseca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *