Desvendando os Segredos da banca FGV

Tempo de leitura: 6 minutos

Será que você sabe como passar na FGV Concursos? Se você chegou até esse artigo, certamente já deve ter tido algum problema com a banca FGV ou então está se preparando para algum concurso do qual ela é organizadora. A boa notícia é que você está no lugar certo! Vamos ajudar, com esse artigo, todos os concurseiros que já se deram mal em concursos da FGV ou que estão apavorados com o nível das questões dessa banca. Sugiro que você leia também o artigo 10 dicas que todo concurseiro deveria seguir!

A série Desvendando os Segredos é um grande sucesso aqui no blog, eu já fiz os seguintes artigos:

Agora vou falar sobre a banca FGV porque muitas pessoas têm respondido meus e-mails perguntando sobre dicas dessa banca. Então, como meu objetivo é ser o seu melhor amigo na preparação para QUALQUER concurso público, resolvi fazer esse artigo com dicas valiosas sobre a FGV! Quer passar em provas da banca FGV? Então vamos juntos Desvendar os Segredos da banca FGV 😉

FGV Concursos: Qual o nível de Dificuldade?

Vejo muitas pessoas falando que a FGV Concursos é a banca mais difícil do mundo dos concursos. Primeiramente, calma! Se você fala isso é porque nunca fez uma prova da ESAF! A banca FGV é sim um pouco mais complicada que bancas como FCC e Cespe/Unb, mas com calma podemos fazer uma boa preparação para alcançar a aprovação.

A FGV complica um pouco suas questões justamente porque ela tem o objetivo de se diferenciar das outras bancas, muitas pessoas falam que ela é uma FCC piorada.

O que a banca FGV cobra em suas provas?

FGV Concursos

Com relação às disciplinas cobradas, não há muito o que falar pois isso depende de cada concurso. Uma coisa é certa: disciplinas como Português, informática, RLM (Raciocício Lógico Matemático), Direito Constitucional e Direito Administrativo sempre estarão em concursos da banca FGV. Essas são matérias básicas e para passar em concursos você precisa saber MUITO sobre elas. Essa é uma das principais dicas que eu explico no artigo Como Estudar para Concursos.

Como a FGV Concursos cobra as Questões?

Bom, aqui sim podemos dar algumas dicas valiosas sobre a banca FGV Concursos. Como ela cobra as questões? Assim como a FCC e a Cesgranrio ou Vunesp, ela também adota o método de questões múltipla escolha, com 5 alternativas.

Das análises que eu fiz de provas anteriores da FGV, eu pude notar uma grande diferença com relação a outras bancas: A matéria de Português! Nesse disciplina a FGV pega pesado mesmo, ela não é uma banca “gramatiqueira” como a cespe, mas sim uma banca que AMA questões de interpretação de texto. Em 90% das provas da banca FGV, nas questões de português, temos pelo menos 50% das questões sendo de interpretação, em alguns casos o percentual chega a 60 ou 70%, sobrando apenas 30% para gramática.

Dica Matadora: faça 10 questões de interpretação da FGV por dia, assim irá entender melhor como a banca pensa. De nada adianta você ir para a prova sem antes ter feito MUITAS questões da FGV Concursos.

Com relação ao RLM, a FGV não gosta daquelas questões de tabela verdade, mas sim aquelas outras mais ligadas à matemática pura, como questões com geometria, análise combinatória, porcentagem e regra de três. O nível das questões não costuma ser difícil.

Em disciplinas de Direito, não há mistério: Texto de lei puro é o que a banca FGV mais gosta de cobrar, mas tenha cuidado: A FCC também era assim e está começando a mudar esse perfil!

Principais Concursos

fgv concursos ibge 2016

A FGV sonha em ser que nem a FCC e a Cespe/Unb quando crescer. Isso mesmo, ela ainda é uma criancinha que está começando a aprender as coisas da vida. O principal “concurso” que ela faz é a prova da OAB. Além disso, vem crescendo em concursos de Tribunal de Justiça e concursos pequenos em vários estados, a banca FGV tende sim a crescer no cenário nacional nos próximos anos. Podemos citar alguns concursos realizados por ela: Tribunal de Justiça/PI, Prefeitura de Cuiabá, TCM/SP, CODEMIG/MG (esses com edital aberto). Temos ainda concurso do TJ/SC, TJ/BA, TJ/RJ, DPE/RO (esses já realizados, falei que ela gostava de TJ…). Recentemente a FGV foi escolhida como a banca do concurso do IBGE!

Outro concurso que saiu recentemente e será organizado pela FGV Concursos é o concurso do MP/RJ 2016!

O vídeo abaixo lhe dá mais algumas dicas e informações sobre a banca:

Como Estudar para a Banca FGV

Simples: senta a bunda na cadeira e estuda! Eu fico meio indignado quando alguém me pergunta como estudar para a FCC, como Estudar para a Cespe, como estudar para a CesgraNrio, etc. Entenda uma coisa: a matéria NUNCA muda. Não existe lei 8.112 da FCC e lei 8.112 da FGV, assim como não existe regra de crase da Cespe e regra de crase da Cesgranrio. O que você precisa aprender é como cada banca cobra e não como estudar para cada uma delas, pois estudar é igual para todas. Aprenda como a banca FGV cobra as suas questões e isso já foi falado aqui neste artigo!

>>> Curso Estudo e Memorização do Renato Alves

Manual da Aprovação

Eu sempre falo aqui no blog que o melhor investimento do concurseiro não é em materiais de estudo, mas sim em pessoas! Materiais você encontra grátis na internet, o que você não encontra é conhecimento de quem já passou por tudo o que você passa e conseguiu vencer no mundo dos concursos. Já imaginou aprender as dicas de quem já foi aprovado em 9 Concursos públicos FEDERAIS? O meu amigo Kalebe Dionísio fez um curso no qual ele ensina todas os macetes, técnicas e dicas de estudo que irão ajudar você a ser aprovado em concursos com menos de 1 ano de estudo. Clique no link abaixo para assistir a uma apresentação gratuita do aprovado!

>>> Quero ver as Dicas do Aprovado em 9 Concursos <<<

Desvendando os Segredos da banca FGV
5 (100%) 1 vote

Recomendados Para Você:

11 Comentários


  1. Eu estou com um pouco de medo por nunca ter feito prova da banca FGV,mais vou tentar não custa nada .


  2. Faala Gustavo! Tudo bem? obrigado pelo elogio ao blog! Cara, o que acontece é que as bancas hoje em dia não se preocupam com os concurseiros, elas simplesmente inventam respostas malucas em interpretação. Muitas vezes a mesma questão deixa 2 ou 3 alternativas corretas e temos que acabar escolhendo apenas uma. Eu sempre gosto de ir pelo bom senso, não adianta entrar na loucura e tentar pensar completamente diferente só porque a banca faz isso as vezes. A dica é sempre tentar eliminar 3 alternativas e ficar por duas, assim aumenta a sua chance de acertar.

    Grande abraço!


  3. Olá Guilherme, parabéns pelo blog!

    Em relação a banca FGV, te confesso que já estou a ponto de quebrar meu computador quando vou responder as questões de interpretação de texto, tamanha subjetividade que a banca se mostra com suas questões, sério; não sei como os organizadores conseguem ser tão fdp!
    Gostaria de todo o meu ser, dicas em relação a “sacar” o que o organizador quer saber.

    Já estudei muito e te digo muito mesmo, sobre interpretação e blá blá blá, porém não achei nada que desvende essa subjetividade da FGV. Como vc mencionou, a banca não possui “leis” ou “normas” especiais para gramática, sintaxe ou semântica.
    E a subjetividade ?!? Como lidar com ela?

    Me ajude! kkkkk

    Obrigado…
    Gustavo.


  4. Sim, é isso mesmo Andreza!


  5. Bom dia, o concurso do IBGE 2016 para técnico, fala no edital que as matérias cobradas serão Língua portuguesa, geografia, matemática e conhecimentos sobre o IBGE. Não fala em Direitos Constitucionais ou qualquer outra matéria de Direito… Entendi errado:?


  6. Olá Junior! Não, quem adota o modelo de uma questão errada anular uma certa é a Cespe/Unb. A FGV trabalha como a FCC, com 5 alternativas em cada questão e uma errada não anula uma certa. Espero ter ajudado, abraços!


  7. oba, desculpa, retificando: uma questao errada anula uma certa


  8. Sobre as questoes, uma questao certa anula uma errada na banca fgv?


  9. Olá Ícaro, muito improvável ela cobrar essas disciplinas. Deve manter um edital parecido com o último da Cesgranrio!


  10. Boa tarde. Gostaria de saber se você considera provável que a FGV cobre Dir. Constitucional e Administrativo no concurso do IBGE mesmo sendo que nunca nesse concurso foram cobrados tais assuntos? Pergunto pois ela será a banca do concurso do IBGE 2015/2016. Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *