Cronograma de Estudos para Concurso

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Quando falamos a respeito de cronograma de estudos para concurso sempre surgem muitas dúvidas na cabeça de muitos concurseiros. Fazer o Plano de Estudos de forma correta deveria ser uma das primeiras coisas a se aprender antes de entrar na aventura maluca que é estudar para passar em concursos públicos.

Isso se dá devido ao fato que a organização é a palavra-chave para você garantir a sua aprovação e nomeação no concurso dos seus sonhos. Imagine : estudar hoje sem saber o que vai estudar amanhã, estudar amanhã sem saber o que vai estudar no dia seguinte, isso é um caos enfrentado por todos os concurseiros que não sabem se organizar através de um cronograma de estudos para concurso. 
O assunto Plano de Estudos já esteve em pauta aqui no blog em diversas oportunidades, quando ensinamos a como montar plano de estudos para o INSS, Banco do Brasil, TRE (Tribunal Regional Eleitora) e também TRT (Tribunal Regional do Trabalho).
Neste artigo vamos trabalhar de forma mais ampla, dando os passos simples para montar um cronograma de estudos para concurso mesmo que você não tenha nem ideia de qual prova irá fazer. Se você quer ser um concurseiro organizado e saber exatamente o que estudar, quando estudar e por quanto tempo estudar, não deixe de ler este artigo até o final!
cronograma de estudos para concurso

Cronograma de Estudos para Concurso: Primeiros Passos

Os primeiros passos para montar o cronograma de estudos para concurso são os seguintes: definir quanto tempo possui disponível para estudar por dia, definir o material de estudo e quais serão as disciplinas estudadas inicialmente.
  • Tempo Disponível para Estudo: O objetivo do cronograma de estudos para concurso é ajustar o seu tempo livre ao que precisa ser estudado por dia para passar em concurso público. Sendo assim, a primeira coisa a ser feita é descobrir qual é esse tempo livre: Quem trabalha possui menos tempo, quem somente estuda possui mais tempo. Aqui no blog fizemos um Cronograma de Estudos para quem Trabalha, você pode acessar clicando Aqui!
  • Material de Estudo: De nada adianta definir o tempo que terá livre para estudar por dia se você não tiver por onde estudar! O material de estudo é fundamental, a partir dele você pode definir o que será estudo individual (leitura e exercícios) e o que será estudo acompanhado (Curso presencial, aulas no EAD).
  • O que Estudar: Por fim, as disciplinas! Para qualquer concurso público temos de 5 a 6 matérias básicas que não podem ficar de fora do cronograma de estudos, são elas: Português, Raciocínio Lógico, Informática, Constitucional e Administrativo. Estudando essas matérias você estará se preparando para qualquer concurso no âmbito federal, estadual ou municipal!

Ciclos do Cronograma de Estudo para Concurso

O seu cronograma de estudos para concurso vai funcionar por ciclos, isto é, você vai estudar duas ou três matérias por dia e só vai estudar essas matérias novamente depois de alguns dias. Digamos que hoje seja segunda-feira e você esteja estudando português e redação, então amanhã irá estudar outras duas matérias diferentes e no dia seguinte também, até voltar a estudar português e redação.

Como Saber o que Estudar em Cada matéria

Uma das grandes dificuldades dos concurseiros é saber o que exatamente estudar dentro de cada matéria. Para adaptar isso ao seu Cronograma de estudos para concurso é necessário partir as matérias em pedacinhos até que fique “fácil” estudá-las. Vamos ao exemplo: Digamos que hoje você veja em seu plano de estudos que é dia de estudar Português, então será necessário partir a matéria em pedaços, por exemplo: Morfologia e Acentuação, Pontuação e Crase, Sintaxe e Verbos, Concordância e Regência e assim vai…
A ideia é que, cada vez que você for estudar português veja um pedacinho desses, e vá marcando o que já foi estudado para depois começar tudo de novo, fazendo os conteúdos de cada matéria estarem constantemente rodando em sua cabeça!

Cronograma de Estudos com Planejamento Eficaz

O planejamento Eficaz é o método pelo qual você aprende de forma mais detalhada a como montar o cronograma de estudos e também simulados para concurso público, você pode conferir no artigo Como Montar um Plano de Estudos Matador. O método Planejamento Eficaz consiste em uma série de vídeos explicativos e também em um software que calcula o tempo ideal de estudo. Clique Aqui para Fazer parte do Planejamento Eficaz!

Cronograma de Estudos da Fórmula da Aprovação

 

O Leandro Lima, dono do site Tudo Sobre Concursos,  elaborou um super treinamento no qual ele ensina de forma detalhada a como estudar para concursos públicos, desde montar o Cronograma de estudos para concurso até aprender a estudar de forma certa para garantir a aprovação. Aqui no blog você pode conferir mais detalhes no artigo Como Triplicar Suas Chances de Aprovação ou então Clique AQUI para Assistir ao vídeo Completo e Grátis!
Agora que você conferiu as melhores dicas para montar um cronograma de estudos para concurso, espero que consiga se organizar da melhor maneira possível. Por vezes quando estamos estudando pensamos que isso nunca vai acabar, mas não podemos esquecer que o sofrimento é temporário e nosso cargo público é para sempre! Deixe seu comentário falando o que achou do artigo e faça suas perguntas sobre dúvidas a respeito do Cronograma de Estudos!
Cronograma de Estudos para Concurso
5 (100%) 1 vote

Recomendados Para Você: