Concurso do DEPEN: Agente Penitenciário Federal

Tempo de leitura: 4 minutos

AFRFB

Quando falamos a respeito dos concursos de carreiras policiais, não há como negar que o concurso do DEPEN (Departamento Penitenciário Nacional) é um dos concursos mais esperados. Além de ter uma excelente remuneração, quem consegue passar por todas as etapas e ser aprovado nesse concurso irá trabalhar no sistema de 3 por 1, ou seja, você trabalha 1 dia e folga outros 3 dias.

Um das grandes vantagens do concurso do DEPEN é que você pode fazer várias outras coisas mesmo sendo um servidor público federal, afinal de contas, terá 3 dias livres para cada dia de trabalho. Leia este artigo até o final e fique por dentro de todas as informações, como vagas, remuneração, previsão de concurso e muito mais sobre o DEPEN!

>>> Aprovado em 8 Concursos Públicos Revela Dicas de Estudo – Clique AQUI para ver o vídeo! <<<

concurso do depen 2016

Último concurso do DEPEN

A última seleção realizada pelo DEPEN foi no ano de 2015. A banca organizadora do concurso foi a Cespe Concursos. Você pode conferir o edital na íntegra clicando aqui. Naquela ocasião foram ofertadas centenas de vagas para o cargo de agente penitenciário. Para concorrer a esse cargo era necessário ter apenas o nível médio completo e carteira nacional de habilitação na categoria “B”.

Divisão por áreas

O último concurso do DEPEN teve uma divisão no edital por área, por exemplo: Agente penitenciário área 1, agente penitenciário área 2, etc. O número de vagas foi dividido dentro dos cargos por áreas, a área 3 foi a que mais teve vagas previstas, sendo 90. A segunda área com mais vagas com a área 1 com 52 vagas.

O valor da inscrição em qualquer uma das áreas para o cargo de agente penitenciário foi de R$90,00.

As Etapas do Concurso do DEPEN

Não basta você arrebentar na prova da Cespe e achar que já irá ser agente penitenciário federal. Será ainda necessário passar por diversas outras etapas, veja abaixo quais são todas as etapas do concurso do DEPEN até que você consiga ser chamado para o curso de formação:

  • Prova objetiva (Cespe)
  • Teste Físico (Corrida, Salto, e Barra)
  • Avaliação Psicológica
  • Investigação social
  • Teste psicotécnico
  • Avaliação médica

Após ser aprovado em todas as etapas, o candidato irá passar por um curso de formação com duração de um mês e meio. Vale lembrar que o curso de formação é considerado a segunda fase do concurso, portanto possui caráter eliminatório. Durante o curso de formação os candidatos receberão um auxílio no valor de 50% a remuneração do cargo. Veja abaixo um vídeo do curso de formação:

Remuneração

concurso do depen 2017

Agora que você conheceu todas as etapas do concurso do DEPEN é hora de saber quanto você irá receber como remuneração inicial, afinal de contas, o que queremos é dinheiro no bolso, não é?

Os servidores nomeados no DEPEN irão receber uma remuneração inicial do valor de R$5.403,95, lembrando que estarão submetidos ao regime jurídico único dos servidores públicos federais, a lei 8.112/90.

Leia também >>> Curso Estudo e Memorização do Renato Alves

Concurso do DEPEN Somente em 2017?

A expectativa é a de que em 2017 seja lançado um novo edital do concurso do DEPEN, já que no edital anterior o prazo de validade do concurso era de 1 ano, sendo prorrogável por igual período. No entanto, não está descartada a realização do concurso DEPEN 2016 pois a carência de servidores no órgão é muito grande.

Como Passar?

O grande sacada que eu posso dar para você que quer passar no concurso do DEPEN, seja em 2016 ou 2017, é a seguinte: Comece a estudar antes que seus concorrentes!

A verdade é que quanto mais cedo você começar a sua preparação, maiores serão as suas chances de sucesso! Estou falando isso tanto para a parte de estudar para a prova objetiva, quanto na parte do teste físico. Você não pode esperar chegar 2 semanas antes do teste para começar a treinar, você precisa já agora começar a correr, fazer barra e saltar.

Recomendo que você resolve questões anteriores da Cespe, principalmente de concursos do DEPEN anteriores. Para isso você pode utilizar a Máquina de Aprovação do QualConcurso.

Curso preparatório para o DEPEN

Você que quer passar no concurso do DEPEN, precisa ter em mente a importância de fazer uma preparação profissional para a prova! Estudar sozinho e bater todo o conteúdo do edital é muito difícil. Hoje em dia você precisa do apoio de um bom curso preparatório capaz de lhe mostrar o “caminho das pedras” para que você consiga ver todo o conteúdo e ainda treinar muito através de questões comentadas da Cespe. Para isso, eu recomendo fortemente o Estratégia Concursos.

Esse é um dos melhores cursos preparatórios do mercado devido à alta qualidade das vídeo-aulas e aos PDF’s com diversos exercícios comentados por cada professor. Comece agora a sua jornada rumo à aprovação clicando no link abaixo e adquirindo algum dos cursos do Estratégia do DEPEN!

>>> Cursos para o DEPEN – Estratégia Concursos <<<

Concurso do DEPEN: Agente Penitenciário Federal
5 (100%) 1 vote

Recomendados Para Você:

5 Comentários


  1. Quero saber se havera concurso em 2017 ou 2018 para agente da depen.


  2. Informações cursinho para agente penitenciário do RN.


  3. Gostaria de receber informações sobre os concursos depende 2017


  4. Ola gostaria de saber quando iniciam as inscrições para o depen 2017?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *