Como Fazer um Cronograma de Estudos

Tempo de leitura: 5 minutos

Uma das maiores dúvidas dos concurseiros é sobre como fazer um cronograma de estudos. Eu fico feliz que muitos tenham essa dúvida pois isso significa que eles já se deram conta da importância que é saber como organizar os estudos para concurso. Entender que é necessário fazer um planejamento é o primeiro passo para sua aprovação em concursos. O pior tipo de concurseiro é aquele que acha que pode conseguir passar estudando de forma desorganizada, esse pode levar vários anos para conseguir sua aprovação, se é que um dia vai conseguir…

O que eu vou ensinar neste artigo eu aprendi no Guia para Passar em Concursos em até 1 ano. Esse curso ensina diversas técnicas de estudo como plano de estudos, tripé da aprovação, como tirar 100 na redação, técnicas de chute, etc. Se você quiser conhecer o curso completo e entrar para o #timedeaprovados, clique AQUI!

Diariamente eu venho postando dicas exclusivas em nosso grupo no Facebook, você pode entrar nele clicando aqui.

Fico muito feliz que você esteja interessado em saber como fazer um cronograma de estudos! Veja abaixo o passo a passo completo para começar a saber exatamente o que estudar em cada dia de estudo!

O que é um Cronograma de Estudos?

Um cronograma de estudos não é nada muito complexo. É apenas uma tabela que contém as disciplinas que você vai estudar em cada dia e por quanto tempo irá estudar. O cronograma serve para acabar com aquele problema de chegar no local de estudo e não saber nem por onde começar a estudar. Sem dúvidas, uma das principais vantagens em aprender a como fazer um cronograma de estudos é o ganho de tempo que você terá ao parar de perder tempo “pensando” no que estudar em cada dia.

Veja também >>> Como Começar a Estudar para concursos

Passo a Passo sobre Como fazer um Cronograma de Estudos

Agora você irá aprender de vez o passo a passo sobre como fazer um cronograma de estudos. Esse cronograma poderá ser usado em qualquer concurso que você for fazer, basta adaptá-lo!

  • Você irá fazer uma tabela em algum editor de texto, pode ser o Word mesmo. Nessa tabela irá colocar 8 colunas e 4 linhas. A primeira coluna será a parte da modalidade de estudo e do tempo, ou seja, você vai colocar se o estudo será por curso ou individual. Para fazer uma boa preparação você precisa conciliar um curso online ou presencial com seu estudo individual por apostilas, livros, resumos, questões, etc. Eu sempre recomendo o Estratégia Concursos.
  • Nas outras 7 colunas você irá colocar cada dia da semana. Sim, você precisa estudar aos domingos também! Eu sei que pode ser difícil no começo mas depois você vai acostumar e perceber que é um dia normal como qualquer outro.
  • O próximo passo será escolher as disciplinas que irão fazer parte da linha do “curso” e as que irão fazer parte da linha do “estudo individual”. No curso coloque uma matéria por dia e no estudo individual poderá colocar até 3 matérias por dia.
  • O tempo de estudo fica por sua conta neste cronograma de estudos. Eu gosto de sempre colocar 2 horas para o curso e mais 3 horas para o estudo individual, fechando 5 horas de estudo por dia. Não esqueça que é importante fazer exercícios na parte do estudo individual e colocar simulados aos domingos. O interessante da linha do “tempo total” é que você pode colocar metas diárias ou até mesmo semanais para seus estudos.

Veja abaixo como sua tabela de estudos deve ficar no começo

como fazer um cronograma de estudos

Cronograma de Estudos Preenchido

Eu não sei qual concurso você irá fazer, mas as bolas da vez no momento são o concurso do INSS e o do IBGE! Você sabe como fazer um cronograma de estudos para esses concursos? Eu vou deixar abaixo o cronograma de estudos do INSS + IBGE já preenchido para você ver como exemplo ou até mesmo seguir o que está nele!

como conciliar o concurso do inss com o do ibge

>>> Se ainda sim você não entendeu como fazer o cronograma de estudos, basta assistir o vídeo abaixo pois nele eu explico o passo a passo!

Conclusão

Neste artigo você aprendeu a como fazer um cronograma de estudos para utilizar em qualquer concurso que você pretenda fazer. Espero que a cada dia você tenha a preocupação de estar sempre estudando organizado e tenha disciplina para seguir o seu plano de estudos.

Gostaria de lhe convidar para conhecer as dicas do Guia Prático para Passar em Concursos em até 1 ano. Esse curso foi fundamental para que eu conseguisse passar em 3 concursos públicos, sou muito grato pelos ensinamentos do Kalebe Dionísio, pois com ele eu aprendi a estudar de forma certa e aumentar minha porcentagem de acertos em questões para 80%. O Kalebe já passou em 8 concursos e agora ele se dedica a ensinar outros concurseiros em seu curso online. O valor do curso tá na promoção hoje, somente R$97,00, talvez amanhã o valor já suba para R$297,00, então melhor se inscrever hoje mesmo! (é sério)

  • Não se preocupe porque a plataforma de pagamentos é extremamente segura e ninguém terá acesso aos seus dados!

Clique no link abaixo para assistir ao vídeo que ele fez com algumas dicas para você e depois faça sua inscrição para entrar para o #timedeaprovados!

>>> Vídeo Guia para Passar em Concursos

Como Fazer um Cronograma de Estudos
Avalie esse artigo!

Recomendados Para Você: