Como Fazer Simulados de Concurso Público

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

AFRFB


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Como Fazer Simulados de concurso público é uma dúvida recorrente na cabeça de muitos concurseiros. Isso acontece porque a maioria sabe o quão importante são os simulados para concurso. Com isso, colocar os simulados na sua rotina semanal de estudo é fundamental para garantir um bom desempenho no dia da prova!

Os Simulados de concurso público nada mais são do que a melhor forma de simular o que vamos encontrar no dia do concurso, assimilando fatores fundamentais como tempo de prova, método de resolver questões e também descobrindo em quais matérias precisa reforçar o estudo e em quais está melhor. Vamos agora descobrir como fazer simulados de concurso público!
como fazer simulados de concurso público

A Verdade sobre Como Fazer Simulados de Concurso Público

A verdade sobre como fazer simulados de concurso público é que muitos concurseiros acabam negligenciando essa importante etapa na preparação para a prova. Fazer somente exercícios não lhe dá a sensação de estar fazendo o concurso e nem poderá fazer você conhecer o seu tempo de prova.
Digamos que em seu concurso irá ter redação, como por exemplo a redação da prova do banco do brasil. Nesse caso, o simulado se torna ainda mais fundamental pois, geralmente, a redação costuma matar muito tempo do concurseiro no dia da prova. Assim, quem não faz simulados pode acabar se surpreendendo com a falta de tempo, já que terá no máximo 4 horas e 30 minutos para fazer prova + redação.

Como se conhecer através  dos Simulados

Para passar em concursos públicos você precisa unir quatro importantes etapas, são elas: Curso preparatório (vídeo-aulas) + Estudo individual (Apostilas, Leis) + Exercícios (Sites de questões, cadernos de exercícios, curso de exercícios) + SIMULADOS. Apenas na quarta etapa, ou seja, nos simulados é que você vai se conhecer.
Isso quer dizer que quando você descobrir como fazer simulados de concurso público estará conseguindo detectar quais são os seus pontos fortes e quais são seus pontos fracos nas matérias do seu edital.

Quando Começar a Fazer Simulados de Concurso

Você não pode começar a estudar para um concurso e logo de cara encarar os simulados. Fazer isso é a pior coisa do mundo e pode acabar fazendo você ficar muito triste com seu desempenho pois ainda não tem o nível de preparação necessário para os simulados.
Dessa forma, só pense em fazer simulados quando tiver pelo menos 3 meses de preparação para seu concurso. Esse tempo pode variar de acordo com cada pessoa, mas, geralmente, é o tempo base para ver quase todas as disciplinas de um edital. Destacamos aqui a importância de focar nas matérias básicas como português, informática, RLM, direito constitucional e direito administrativo.


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

 

Dicas de Como Fazer Simulados de Concurso Público

Se você não sabe por onde começar, vamos listar agora algumas dicas de como fazer simulados de concurso público para lhe ajudar a dar esse importante passo rumo à aprovação!
  • Banca Organizadora: É muito importante fazer simulados de acordo com a banca organizadora que irá fazer o seu concurso, isto é, se for a Cespe/Unb você precisa fazer simulados com questões no estilo Certo/Errado. Se for FCC ou Cesgranrio, precisará fazer questões de múltipla escolha, buscando sempre fazer questões anteriores da sua banca ou então simulados que são feitos por cursinho preparatórios.
  • Ordem do Simulado: A segunda dica para você fazer simulados de concurso público é descobrir qual é a melhor ordem de resolução para você! Não são todas as pessoas que conseguem começar o simulado no início (português) e ir até o final (específicas). Algumas pessoas gostam de começar pelas matérias mais fáceis, e essa é uma boa dica para ir ganhando confiança no simulado e, também, no dia da prova!
  • Treinar a Redação: Caso sua prova tenha redação, através dos simulados você poderá treinar a sua escrita e, também, o tempo que leva para fazê-la. Uma redação bem feita leva cerca de 1h a 1h30 para ser escrita.

Dica Matadora

A nossa dica matadora para você aprender a como fazer simulados de concurso público é utilizar o método Planejamento Eficaz, que está ajudando muitas pessoas a conseguir passar em concurso público. Mas o que é esse método? Bom, ele é divido em 4 etapas:
  • Como Fazer um Simulado Realista
  • Como Separar corretamente as matérias do edital
  • Como Saber o tempo de estudo ideal depois dos simulados (software calcula o tempo de estudo)
  • Como separar cada conteúdo dentro das matérias do edital
Para você entender melhor como funciona, sugiro que assista a esse vídeo ou acesse o link do Planejamento Eficaz!
Obs: Comprando você ganha de brinde um e-book com dicas sobre a banca Cespe/Unb! Basta pedir seu e-book depois de realizar a compra, e-mail para: guiwss@hotmail.com


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

 

Por fim, espero ter ajuda você a entender melhor como fazer simulados de concurso público! Lembre-se que treino é treino e jogo é jogo, mas time que não treina não joga bem! Por isso treine muito antes do concurso da sua vida fazendo vários simulados.

Como Fazer Simulados de Concurso Público
Avalie esse artigo!

Recomendados Para Você: