Como Fazer Recursos para Concursos? Passo a Passo

Tempo de leitura: 4 minutos

AFRFB

Como fazer recursos para concursos? Você já ouviu falar que o concurso não termina quando a prova acaba? É amigo, os recursos são uma espécie de prorrogação, como acontece no futebol!

É possível ganhar muitos pontos através da elaboração de recursos para provas de concurso público pois nem sempre as bancas examinadoras estão corretas. Na verdade é quase impossível uma banca não anular sequer uma questão de alguma prova, a média é de 5 a 8 questões anuladas ou com troca de gabarito.

O grande problema é que poucos concurseiros realmente fazem os recursos e o principal motivo para não fazê-los é não ter o conhecimento necessário. No artigo de hoje eu vou mostrar algumas dicas e um passo a passo para quem você aprenda, de uma vez por todas, a como fazer recursos para concursos!

Leia também:

Estratégia Concursos é bom?

Plano de Estudos Auditor Fiscal

Como fazer recursos para concursos

Como fazer recursos para concursos sozinho

Muitas pessoas pedem o auxílio de um professor na hora de elaborar recursos para concursos públicos, mas será que isso é mesmo necessário?

A verdade é que um professor ajuda muito na hora de fazer os recursos para concursos, no entanto você pode sim fazê-los sozinho. O cuidado que você deve ter quando fazer recursos sozinho é sempre buscar um embasamento (justificativa) em algum material de relevância, como livros de autores reconhecidos, por exemplo.

Você não pode simplesmente enviar um recursos sem ter uma fonte específica que justifique a sua solicitação de anulação ou troca de gabarito da questão.

O grande erro cometido na hora de fazer recursos

O grande erro cometido pelos concurseiros após a prova é pedir para várias pessoas elaborarem o mesmo recurso, com as mesmas palavras. Quando a banca organizadora dá de cara com diversos recursos iguais, o que ela faz é ignorá-los. Você precisa entender que questões não são anuladas pela quantidade de recursos que recebem, basta apenas um recursos com um bom embasamento.

Quando posso interpor recursos?

Após 48h da prova objetiva, as bancas examinadoras soltam o gabarito preliminar, como o próprio nome diz ele é apenas o que a banca “acha” que está certo. Não são deuses que elaboram as provas, eles também erram!

Então abre-se o prazo para interpor recursos, que costuma ser de 1 a 2 dias, dependendo da banca examinadora.

Passo a Passo

como fazer recursos para provas

O primeiro passo para você aprender a como fazer recursos para concursos é comparar o gabarito de sua prova com o gabarito preliminar. Através de grupos no facebook você pode debater questões com outros candidatos que fizeram a mesma prova que você. Tenha o cuidado para não querer interpor recursos apenas porque você errou determinada questão e várias pessoas acertaram.

Após ter em mãos as questões que você discordou da banca, comece a procurar as suas fontes através de livros, principalmente de autores usados pela banca do concurso que você prestou.

Segue abaixo um modelo de recurso para concursos públicos:

“A questão tem como tema a/o ___________. O gabarito considerou a afirmativa errada/certa. Apesar da compreensão inicialmente estabelecida por esta Banca Examinadora, requer a ponderação de que (ARGUMENTAÇÃO 1). Ademais, (ARGUMENTAÇÃO COMPLEMENTAR). Assim, requer a avaliação das ponderações apresentadas, de modo a promover a anulação/alteração de gabarito da questão.”

É muito importante que você cite o artigo e o inciso da lei, caso seja uma questão de alguma disciplina de Direito. Caso seja da disciplina de português, você pode citar alguma gramática confiável.

Vale lembrar que existe um número mínimo e máximo de caracteres para você escrever o seu recurso, sendo assim não fique enrolando, vá direto ao ponto!

Conclusão

O jogo não termina quando o juiz apita! O que você achou dessas dicas de como fazer recursos para concursos? Na dúvida, sempre elabore os seus recursos. Com relação a recursos de provas discursivas é fundamental que você peça o auxílio de um professor de português, no entanto nas discursivas é muito mais difícil conseguir alteração de nota.

Caso você queira mais dicas sobre como estudar para concursos públicos através de um método comprovado por quem foi aprovado em 8 concursos federais, clique no link abaixo e assista a um vídeo gratuito!

>>> Quero as Dicas de Como Estudar <<<

 

Como Fazer Recursos para Concursos? Passo a Passo
3 (60%) 1 vote

Recomendados Para Você:

2 Comentários


  1. Olá Valdenir, as instruções sobre recurso são passadas no edital do concurso, precisa dar uma olhada o que diz nele! Abraços!


  2. Boa noite,
    fiz um pré-projeto de mestrado para ufrrj e não foi aprovado, gostaria de saber como fazer um recurso para a majoração da nota ou aprovação do pré-projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *