Como estudar Interpretação de Texto para Concursos?

Tempo de leitura: 3 minutos

AFRFB

Como estudar interpretação de texto para concursos?

Uma das principais dificuldades de quem estuda português para concursos é saber como estudar de forma correta a parte de interpretação. Nosso objetivo com este artigo é ajudar você a estudar interpretação de texto para concursos. Para isso daremos algumas dicas de como proceder quando estiver lendo. Assim você poderá, inclusive, reduzir a quantidade de vezes que precisará retornar ao texto e economizará tempo durante a prova.

interpretação de texto para concursos

  • Procure sempre formular hipóteses

Quando olhar o título de um texto, procure pensar sobre qual é o seu tema e sobre quais questões ele vai abordar. Essa é uma das maneiras de formular hipóteses. Logicamente essas hipóteses podem ou não se confirmar. Ao longo do tempo, isso se tornará em um hábito e você passará a fazê-lo naturalmente.

 

  • Tente criar paráfrases

Parafrasear é reproduzir a mesma frase, mas com outras palavras. Ao terminar de ler um parágrafo, por exemplo, tente recriá-lo com suas próprias palavras. Você só conseguirá fazer isso se tiver compreendido o que leu.

Das primeiras vezes, esse exercício se mostrará bem difícil. Mas depois você vai perceber que essa atividade ficará cada vez mais simples, demonstrando que você está mais concentrado na leitura, o que fará com que o tempo para ler diminua sensivelmente, mas a qualidade da leitura não se perca.

Veja também: Casos proibitivos de crase

Faça inferências

É bastante comum, quando lemos um texto, nos depararmos com palavras que não conhecemos. É ainda mais corriqueiro que nossa primeira atitude diante dessa dificuldade seja recorrer um dicionário.

Isso não é necessariamente ruim, afinal conhecer novas palavras sempre gera aprendizado. Mas precisamos ter em mente que no dia da prova não teremos acesso a um dicionário e precisaremos dar conta da leitura ainda que desconheçamos a palavra.

Por isso é tão importante realizar inferências. Antes de buscar o significado de uma palavra desconhecida no dicionário, o ideal é observar o contexto em que ela foi empregada e tentar inferir o que ela significa. Se você treinar isso, verá que, na maior parte das vezes o dicionário é dispensável.

  • Busque a ideia principal do texto

Quando terminar a leitura e antes de partir para a resolução das questões, busque a ideia principal do texto. Procure sublinhá-la. Tente também localizar, caso seja um texto de tipo dissertativo, qual é a opinião do autor e quais argumentos dão suporte à tese defendida por ele. Isso facilitará bastante a sua compreensão de como o texto se estrutura.

 

  • Diferencie fato de opinião

É importante que você procure estabelecer a diferença entre o que é um fato e que é uma opinião, seja sua ou do autor. Tenha em mente que fato é aquilo que puder ser comprovado, seja por meio de pesquisas científicas ou outras referências comprovadas. Pessoas podem contestar os fatos, mas não negar que eles existam.

Portanto, verifique o que é fato dentro do texto e o que é mera opinião do autor. Tenha cuidado também ao chegar à conclusão de que ideias o autor defende. Não é raro que você, ao fazer a sua interpretação do texto, atribua ao autor opiniões que ele não deu. Para isso, certifique-se com indícios do próprio texto de qual é o ponto de vista de quem o escreveu.

Seguindo essas dicas, temos certeza de que você encontrará cada vez menos dificuldade para compreender os textos e responder às questões sobre eles. Siga estudando!

Como estudar Interpretação de Texto para Concursos?
5 (100%) 7 votes

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *