Como Estudar Interpretação de texto para Concurso? Passo a Passo Completo!

Tempo de leitura: 5 minutos

Como estudar interpretação de texto para concurso? Essa é uma das principais dúvidas que recebemos no Blog Dicas Sobre Concursos. A interpretação está entre os principais tópicos cobrados dentro da disciplina de português. Já falamos aqui no blog sobre Como Estudar Português, com as dicas dadas no Manual da Aprovação em Concursos Públicos.

Em qualquer concurso que você for prestar irá encontrar a matéria de português e as tão temidas questões de interpretação de texto. A partir de agora, esqueça tudo o que você já ouviu falar sobre interpretação de textos em concurso. Neste artigo vou te ensinar a forma mais didática de estudar esse tópico para você conseguir ACERTAR AS QUESTÕES NA PROVA.

Ninguém precisa ser um ninja na interpretação, o que você precisa é saber marcar a alternativa correta no dia da prova!

como estudar interpretação de texto para concurso
como estudar interpretação de texto para concurso

Como estudar interpretação de texto para concurso: Conceitos Básicos

Antes de eu te dar as melhores dicas sobre como estudar interpretação de texto para concurso, você precisa conhecer alguns conceitos básicos dessa disciplina. Para acertar questões de interpretação você precisa saber o que é coesão e coerência:

Coesão

Coesão é a ligação harmônica entre duas partes, utilizada na gramática como forma de obter um texto claro e compreensível.

Coerência

Coerência é a característica daquilo que tem lógica e coesão, quando um conjunto de ideias apresenta nexo e uniformidade. Para que algo tenha coerência, este objeto precisa apresentar uma sequência que dê um sentido geral e lógico ao receptor, de forma que não haja contradições ou dúvidas acerca do assunto.

Como Estudar Interpretação: A primeira grande sacada

interpretação de textos

A grande sacada para você estudar interpretação de texto para concursos é se basear em questões anteriores da sua banca organizadora. O que poucos concurseiros sabem é que as bancas possuem estilos diferentes de cobrar interpretação em suas provas. Essa regra vale para a Fundação Carlos Chagas, Cespe, ESAF ou qualquer outro banca de concurso público.

Para quem está começando a estudar para concursos é muito difícil acertar questões de interpretação estudando somente a teoria. Por isso, entender como a banca cobra as questões é fundamental.

Se você treinar pelas questões de interpretação de texto todos os dias, vai chegar uma determinada hora que você vai começar a entender cada pegadinha que a banca costuma colocar nas suas questões. Você vai ver que a maioria das bancas não pede que você leia todo o texto, conforme vamos falar na segunda sacada desse artigo.

Veja também:

Segunda sacada: Não perca tempo lendo todo o texto

Tenha muita calma nessa hora! Não estou dizendo para você não ler o texto. Estou dizendo que não é necessário perder tempo lendo TODO o texto do início ao fim. Muitas vezes os textos ocupam quase uma folha inteira. A nossa segunda dica de como estudar interpretação de texto para concursos é: Vá primeiro nas questões e depois no texto.

Leia primeiro o enunciando das questões e veja o que, exatamente, elas estão pedindo a você. É raro precisar ler o texto inteiro para resolver uma questão. Na grande maioria das vezes você consegue resolver apenas lendo um parágrafo ou até mesmo algumas linhas.

O que você deve fazer é sublinhar as principais palavras-chave previstas no enunciado da questão e procurar essas palavras-chave no texto. Você terá 90% de chance de acertar a questão caso ache no texto as palavras-chave que você destacou no enunciado.

Agora vamos dar uma olhada nos principais erros que podem levar você a não conseguir acertar as questões de interpretação de texto.

Erros comuns

erros de interpretação

 

Quando falamos sobre como estudar interpretação de texto para concursos é necessário também entender os erros mais comuns que vemos nos textos de provas. Veja abaixo:

  • Contradição: É quando o texto vai totalmente contra a opinião pessoal do candidato. Você deve tomar muito cuidado pois nem sempre a sua opinião será a resposta correta.
  • Extrapolação do texto: É quando as alternativas começam a ir além daquilo que está no texto. Você deve marcar somente aquilo que está no texto, qualquer coisa a mais do que isso pode fazer você perder a questão.
  • Redução: A redução é o contrário da extrapolação. É quando o texto apresenta uma ideia maior e a alternativa foca apenas um uma parte do todo. Resumindo, é quando a questão foca em apenas um aspecto do texto.

>> Cursos Estratégia Concursos <<<

Vale a pena estudar por livros?

A resposta é sim, vale a pena. Nos livros você vai conseguir uma boa noção da parte teórica mas nunca esqueça de sempre manter a prática da resolução de questões de interpretação. Para você resolver questões poderá usar o site do PCI Concursos, Qconcursos ou Estuda que Passa da Casa do Concurseiro.

Um bom livro que recomendo é o Português Descomplicado da professora Flávia Rita.

Conclusão

Agora que você já sabe como estudar interpretação de texto para concurso, é hora de começar a colocar uma meta diária em seu estudo dessa disciplina. Imagine se você resolver 10 questões por dia, ao longo de 30 dias serão 300 questões respondidas, o que é mais do que suficiente para entender como a banca “pensa” em questões de interpretação.

E caso você queira aprender mais sobre português e outras disciplinas de concurso, faça agora mesmo do download gratuito do Manual da Aprovação pelo link abaixo!

PS: Não esqueça de deixar um comentário falando o que achou desse artigo, se ele foi útil para você de alguma forma 🙂

>>> DOWNLOAD MANUAL DA APROVAÇÃO <<<

Como Estudar Interpretação de texto para Concurso? Passo a Passo Completo!
4.5 (90.32%) 31 votes

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *