Cespe Concursos : Dicas, Técnicas e Macetes da Banca!

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Atenção você que tem dificuldades em questões da cespe concursos! Este artigo será o melhor e mais completo da internet sobre dicas dessa banca. O grande objetivo é ajudar a todos que enxergam a Cespe como uma grande vilã no universo dos concursos públicos. De nada adianta você conhecer toda a matéria do concurso se não souber a forma como essa matéria será cobrada pela banca organizadora! A Cespe é uma banca normal, a diferença é que ela é atípica com relação a outras bancas como FCC e FGV. Na Cespe, uma questão errada anula uma questão certa e o formato clássico das questões é o Certo/Errado.

Se você passou anos estudando e ainda não entendeu a banca, não se preocupe. Leia esse artigo até o final que eu vou te mostrar que a Cespe não é um bicho de 7 cabeças. Vou te mostrar ainda que existem formas simples de se estudar para ir bem em provas dela, sem precisar ter desespero. Quer Arrebentar em provas da banca Cespe? Então vem comigo!

>>> Clique Aqui e Entre em nosso grupo no Facebook 

banca cespe/unb

Cespe Concursos: O formato diferenciado

Sem dúvidas, o formato de questões certo/errado é o maior diferencial da cespe concursos. Esse formato oferece vantagens e desvantagens para quem presta os concursos dessa banca. Por exemplo, uma das vantagens é não precisar perder tempo lendo várias alternativas em uma mesma questão. Enquanto que em bancas comuns você precisa ler 5 frases por questão, na cespe você precisa ler apenas uma. Por outro lado, a Cespe possui um número de questões duas ou três vezes maior que bancas comuns. Na maioria dos casos são 120 questões, mas já vimos casos de serem até 150.

Tempo de Prova

Resolver 120 questões não é nada fácil. O tempo de prova da banca Cespe/Unb é bem parecido com o de outras bancas: 4 horas e 30 minutos. O problema acontece quando a banca resolve colocar redação no edital. Imaginando que você tem 120 questões e mais uma redação para fazer em 4h30, terá que resolver cada questão em 1 minuto e meio, para que sobre ainda 1h30 para fazer a redação e passar as questões para a folha de respostas. Eu passei por isso no concurso da Caixa de 2014, acredite: Não é nada fácil!

>>> Guia Prático para Passar em concursos em até 1 ano <<<

Concursos organizados pela banca Cespe

Agora, vamos ver quais são os concursos organizados pela Cespe Concursos. Essa banca é tradicional de concursos da área policial como Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. No entanto, a Cespe conseguiu expandir e alcançar vários outros concursos públicos importantes como o concurso do MPU, Concurso do Banco Central, Concurso da Caixa e, agora em 2016, o concurso do INSS.

concursos da cespe

Dicas e Macetes para Passar em provas da Cespe

Após vermos algumas informações importantes sobre a cespe concursos, é hora de entrarmos nas dicas e macetes para passar em provas da banca. Algumas das dicas que você verá a partir de agora estão no e-book ninja na cespe/unb, lá você terá um conteúdo mais completo e organizado.

>>> Curso Estudo e Memorização do Renato Alves <<<

Dica sobre resolução de prova

A primeira dica sobre a cespe concursos é sobre resolução de prova. Muitas pessoas acham que a maneira correta de realizar uma prova é fazer ela do começo “questão 1”, até o final “questão 120”. No entanto, o ideal é que você divida usa prova em blocos, de forma que resolva primeiro as questões mais fáceis e depois resolva as questões mais difíceis. Com isso você ganhará tempo e não ficará “parado” por muitos minutos na mesma questão. A regra é: se você demorar mais que 2 minutos em uma questão, pule ela e vá para próxima. Depois com mais calma volte na questão que tem dificuldade. Essa é uma das dicas ensinadas no artigo sobre as técnicas de prova para o INSS 2016.

Leitura obrigatória:

Certeza, Dúvida e Não sabe nada

Eu sempre gostei de usar uma técnica quando resolvia simulados da cespe concursos. Essa técnica consistia em marcar as questões que eu tinha certeza, as que eu tinha dúvida e ainda as que eu não tinha menor ideia. Quando eu olhava uma questão e tinha certeza sobre a resposta dela, eu coloca um “C” grande. Quando eu ficava meio em dúvida mas conseguia resolver a questão, eu colocava um “c” pequeno. E, quando eu não tinha a menor ideia, eu deixava em branco. Ao final do simulado o que eu fazia era pegar todas as questões em que eu coloquei o “C” grande e já passá-las para o gabarito final, o que me ajudava muito a ganhar tempo. O mais legal é que 90% das questões que eu marcava como certeza realmente estavam certas.

Isso me ajudava também na hora de colocar em prática a técnica do chute na Cespe/Unb. Você conhece essa técnica? Veja o vídeo abaixo em que eu explique como usar ela. Após o vídeo continue lendo mais dicas da cespe concursos!

Cuidados com os termos excludentes

Uma forma muito fácil de identificar pegadinhas da cespe concursos é ficar de olho nos termos excludentes que ela costuma colocar em suas questões. Termos como: Nunca, Sempre, Não é Possível, Jamais, em hipótese alguma, obrigatoriamente e muitos outros dão ideia de generalizar, o que quase sempre é uma pegadinha da banca.

>>> Máquina de Aprovação em Concursos <<<

Leia cada questão duas vezes

Pode parecer perda de tempo, mas na verdade você estará aumentando muito suas chances de acerto. Ler duas vezes cada questão vai ajudar você a identificar possíveis erros na questão. Quando lemos apenas uma vez, muitas vezes nosso cérebro está em piloto automático e as pegadinhas passam desapercebidas.

prova cespe concursos

Resolva as questões anteriores

Por fim, a última dica para você ir bem nas provas da cespe concursos é para realizar o máximo possível de questões anteriores. Isso vai fazer com que você entenda a forma como a banca cobra as questões, além de ajudar você a acertar na prova pois muitas questões de concursos passados costumam se repetir ao longo dos anos. Eu indico que você leia o artigo 5 sites grátis para estudar para concursos, nele você verá sites de questões gratuitos para resolver provas anteriores da banca cespe.

Clique Aqui e Veja o Melhor Curso para Passar na Cespe!

Conclusão

Ninguém precisa ser um gênio para passar em concursos da cespe/unb, é necessário apenas entender algumas técnicas e como a banca costuma cobrar suas questões. Além disso, o que vai fazer você ser aprovado é a sua dedicação e esforço pessoal. Espero que você tenha gostado dessas dicas! Convido você agora para conhecer meu livro digital Manual da Aprovação em Concursos.

Deixe abaixo seu comentário falando se gostou do artigo, se não gostou, etc.

Curso GRÁTIS de Estudo e Memorização

Você conhece o Renato Alves? Ele é recordista brasileiro de memória e criou um curso para ajudar todos os concurseiros a conseguirem memorizar todas as matérias que caem em concursos públicos ou prova da OAB. Ele está disponibilizando um mini-curso GRATUITO em 4 vídeos, ele vai ensinar várias técnicas de estudo com foco na memorização! Clique abaixo para se cadastrar e assistir ao curso grátis!

>>> Inscrição Mini-Curso GRÁTIS de Estudo e Memorização <<<

Cespe Concursos : Dicas, Técnicas e Macetes da Banca!
5 (100%) 1 vote

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *