O que Alexandre Meirelles pode nos ensinar sobre Organização de Estudos?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

AFRFB

Como estudar para concursos Alexandre Meirelles

Se você é concurseiro certamente já deve ter ouvido falar sobre o Alexandre Meirelles, certo?

Bom, esse cara é uma das maiores autoridades quando falamos sobre plano de estudos, ciclo de estudos ou qualquer outro tema relacionado à organização na hora de estudar.

Falar sobre grandes nomes desse universo dos concursos já é uma tradição aqui do blog. Recentemente, fizemos este artigo sobre o William Douglas, que é outra grande autoridade do segmento.

Se você tem dificuldades para se organizar para estudar e quer conhecer mais sobre o trabalho do Alexandre Meirelles, não deixe de ler esse artigo até o final para saber mais sobre:

  • Fatores importantes na hora do estudo (sono, exercícios, materiais, etc)
  • Ciclo de estudos 
  • Calendário de estudos
  • Fases do Estudo

Aproveite para compartilhar essa matéria com seus amigos nas redes sociais clicando em algum dos links abaixo:

FACEBOOK

TWITTER

GOOGLE PLUS

Você está pronto para aprender tudo o que precisa para ser aprovado em concursos?

Então vamos lá! =)

alexandre meirelles ciclo de estudos

Quem é Alexandre Meirelles

Alexandre Meirelles é ex-concurseiro, professor e servidor público no cargo de Auditor Fiscal da Receita Federal. Após conseguir ter sucesso em diversos concursos da área fiscal, agora ele ajuda milhares de pessoas através das dicas do seu livro “Alexandre Meirelles Como Estudar para Concursos”, também dicas em diversos canais do youtube e o site método de estudo com a liga da aprovação.

Se você quer passar em concursos precisa pegar as dicas e macetes de quem já conseguiu esse feito. O Alexandre Meirelles foi aprovado nos seguintes concursos:

  • Agente fiscal de rendas do estado de São Paulo
  • Auditor Fiscal da Receita Federal
  • Auditor Fiscal da Receita Estadual de MG
  • Técnico do Ministério da Fazenda
  • Diversos vestibulares

A grande fama do Alexandre Meirelles se deu com o sucesso do seu livro ensinando as pessoas a estudar para concursos. É um livro com mais de 400 páginas dando o passo a passo para sair do ZERO rumo à aprovação em concursos com as dicas que o próprio Alexandre usou durante sua preparação para os concursos.

Se você tiver a oportunidade, eu recomendo fortemente que compre e leia o livro Como Estudar para Concursos.

Fatores importantes na hora de estudar

Existem alguns fatores fundamentais na hora de estudar que são simplesmente ignorados pela maioria dos concurseiros.

São fatores como: a importância dos exercícios físicos, a importância de dormir bem, escolher o material de estudo correto, etc.

O Alexandre Meirelles destaca isso logo no início do seu livro como fatores importantes.

Exercícios Físicos

Segundo Alexandre Meirelles, a prática de 20 minutos de exercícios físicos diariamente pode melhorar em até 15% a sua concentração e memorização para estudar.

Não estou falando que você precisa, necessariamente, ir para uma academia. Você pode fazer uma caminhada ao ar livre antes de começar a estudar ou então no final do dia após a sua sessão de estudos.

O importante é que você consiga manter uma regularidade nesses exercícios e não fazer apenas um ou dois dias por mês.

Quem dorme bem, estuda bem

De nada adianta você tentar virar um “zumbi” querendo apenas estudar e dormindo 2 ou 3 horas por dia. A sua concentração e memorização depende muito do quão bem você está dormindo à noite.

Alexandre Meirelles considera o bom sono fundamental para a sua capacidade de memorizar o conteúdo estudado e evitar erros, mantendo-se sempre à alerta. No livro como estudar para concursos ele menciona que diversos cientistas dizem que o ideal é dormir de 6 a 8 horas por dia para conseguir render bem no dia posterior, seja no trabalho, estudos ou qualquer outra área da sua vida.

Ele ainda destaca que dormir bem não é a mesma coisa que dormir muito. É necessário ter um sono de qualidade e não passar 10 ou 12 horas dormindo.

Para você que está começando a sua jornada de concurseiro eu indico que faça como eu fiz durante minha preparação, eu dormir entre 6 e 7 horas diariamente. Isso era mais do que o suficiente para que eu conseguisse memorizar o que estudava e também me mante-se sempre “ligado” para não cometer erros bobos na hora de resolver as questões.

alexandre meirelles livro pdf

Material de estudo

Não apenas o Alexandre Meirelles mas diversos profissionais em concurso não recomendam você comprar livros em livrarias que encontrar pela cidade. O grande motivo disso é que a grande maioria está desatualizado e não são focados nas questões que caem em concurso.

Outro fator importante na hora de escolher o seu material é pedir a opinião de concurseiros mais experientes. Você pode usar grupos no facebook e whatsapp para fazer uma breve pesquisa sobre qual é o melhor material para a área que você pretende prestar.

Um bom exemplo é o Estratégia Concursos é que o melhor material para a área fiscal. Busque um material que tenha resultados no concurso que você pretende prestar. Essa é a receita do sucesso na hora de escolher um bom material de estudos.

Ciclos de estudos

O ciclo de estudos é uma das melhores maneiras de você conseguir se organizar de forma profissional para provas e concursos.

Tendo um bom ciclo você vai conseguir estipular metas e objetivos de curto, médio e longo prazo para a sua preparação.

O ciclo de estudos que Alexandre Meirelles usou durante sua preparação para Auditor Fiscal da Receita Federal ficou muito famosos e serve como base para muitos concurseiros que estão começando a sua jornada. Apesar do ciclo do Alexandre ter sido feito para um concurso da área fiscal, ele pode ser facilmente adaptado para qualquer outro concurso público.

Quantas disciplinas estudar por dia?

Basicamente, o que temos são 3 formas de estudar:

  • Uma disciplina de cada vez até esgotar o conteúdo
  • Uma disciplina por dia
  • Várias disciplinas por dia de forma cíclica

Alexandre Meirelles diz (e eu concordo) que estudar uma disciplina de cada vez até esgotar o conteúdo de cada uma é pouco eficiente. Se o seu concurso tiver mais de 10 matérias e você levar um mês para estudar cada, irá ficar vários meses sem rever novamente a matéria estudada lá no começo da preparação.

Isso é um pecado grave em uma das mais importantes técnicas de estudo: A revisão!

Estudar uma disciplina por dia também não é indicado pois você passará vários dias sem ver novamente aquela matéria que estudou na segunda-feira.

Então, o que é o ideal?

Estudar por ciclos!

No estudo de forma cíclica você irá estudar diversas disciplinas no mesmo dia, algo entre 2 a 4 disciplinas. Em apenas dois ou três dias você estará já revendo as matérias e fazendo a sua revisão do conteúdo estudado.

Estar em constante contato com todas as disciplinas vai ajudar muito na sua capacidade de memorização de conteúdos diferentes. Afinal de contas, no dia da prova você vai resolver questões de várias matérias AO MESMO TEMPO.

Então, por que estudá-las de forma separada?

Veja abaixo o exemplo do ciclo de estudos do Alexandre Meirelles (que nem ele sabe se foi ele mesmo que inventou) :

Ciclo de 24 horas

alexandre meirelles

Esse é o ciclo inicial para a carreira fiscal. Envolve 5 disciplinas e são estudadas 3 por dia, sendo 2h30 para a mais importante, 2h para a de importância média e 1h30 para a menos importante.

Esse é um ciclo de 24 horas de estudo.

Ciclo de 16 horas

Um dos ciclos do Alexandre Meirelles que eu mais gosto é o de 16 horas. Veja na tabela abaixo:

alexandre meirelles como estudar para concursos

Nesse ciclo você vai estudar até 4 matérias por dia, sendo o tempo total de estudos de 4 horas diariamente. Ele é ideal para concursos que tenham muitas matérias previstas no edital.

Você pode sempre também trocar a ordem das disciplinas e o tempo em cada uma delas de acordo com a prioridade que está no edital. As disciplinas que possuem maior peso você irá estuda mais, as que possuem menor peso você irá estudar menos.

Calendário de estudos

O Alexandre Meirelles também fala sobre o calendário de estudos. No entanto, esse método se torna ineficaz porque nem sempre conseguimos cumprir o que programamos nesse calendário.

Ninguém tem uma bola de cristal para conseguir prever tudo o que irá acontecer durante a semana. Quando acontece algum imprevisto e não conseguimos cumprir o planejado, é grande chance de ficar frustrado por não ter conseguido estudar o que foi estipulado anteriormente.

calendário de estudos

Fases do Estudo

Alexandre Meirelles considera importante você dividir o seu estudo em fases diferentes. Quando você está começando a estudar irá focar mais na parte teórica do seu estudo. Então irá direcionar de 70 a 80% do seu tempo apenas para aprender a teoria através de livros, PDF’s, apostilas, vídeo aulas, etc.

Conforme você for adquirindo mais conhecimento em determinada disciplina, poderá mudar a fase e começar a focar mais em exercícios (questões) do que na parte teórica. Então você vai fazer o contrário: Direcionar 80% do seu tempo para os exercícios e 20% para a teoria (tirar alguma dúvida que ficou nas questões).

Lembrando que aquele tempo de estudo previsto nos ciclos pode também ser usado para resolver questões. Se algum dia você ver que já esgotou a parte teórica de alguma disciplina, poderá focar 100% do tempo apenas para resolução de questões.

É nessa parte que você começa a ficar PRONTO para a prova.

Não deixe de ler também:

Vídeo recomendado

Um vídeo que sempre gostava de ver quando tinha dificuldades para me organizar para estudar é esse que está abaixo. Nele o Alexandre faz um breve resumo sobre tudo que ele fala no livro. O bom é que o vídeo tem apenas 49 minutos de duração.

ALTAMENTE RECOMENDADO!

 

Conclusão

E aí, curtiu as dicas que pegamos do Alexandre Meirelles?

Se a resposta for SIM, então deixe um comentário abaixo falando o que achou das sacadas e também se tem alguma dúvida sobre os ciclos de estudos ou calendário de estudos.

Bons estudos e mantenha-se firme!

 

 

O que Alexandre Meirelles pode nos ensinar sobre Organização de Estudos?
4.5 (90%) 4 votes

Recomendados Para Você:

8 Comentários


  1. Olá Vivian. Se você tem dificuldades para memorizar o conteúdo estudado eu recomendo o do Renato. Se você é iniciante e não sabe por onde começar, eu recomendo o curso do Kalebe ou o da Carol!

    Abraços


  2. Olá Guilherme, tudo bem? preciso da sua ajuda pois não sei que curso devo comprar para começar a estudar e finalmente passar em um concurso, o que vc me indicaria, Carol Alvarenga, Kalebe Dionísio ou Renato Alves?? Dúvida cruel pois todos são muito bons, porém para adquirir todos fica muito caro!!! Qual devo comprar??? Obrigada!!!


  3. Gostei bastante das dicas do Alexandre, principalmente sobre o estudo por livros.


  4. Olá Aurélio, obrigado pelo comentário!

    Na verdade as coisas não são bem assim. Concursos de TRE e TRT costumam colocar poucas vagas no edital, mas acabam nomeando muitas pessoas durante a validade do concurso que costuma ser de 2 ou 4 anos. Um bom exemplo é o concurso do TRT/RS, que divulgou apenas 8 vagas no edital, mas já nomeou mais de 100 aprovados em apenas 1 ano de validade do concurso, ainda restam 3 anos para nomear muito mais do que o previsto no edital.

    Veja sempre o histórico de nomeações do concurso, não se baseie apenas pelo o que consta no edital.

    Abraços!


  5. Então, meus caros

    A realidade agora é OUTRA.

    Hoje você presta concurso para concorrer a UMA vaga (vide tribunais) e cadastros RESERVA (10 vagas).

    TRE de São Paulo – 15700 candidatos (Analista Judiciário – Administração) para UMA vaga

    NÃO existe certeza de NADA. Quem for embarcar nessa tem que ter a CONSCIÊNCIA de que EXISTE a (grande) possibilidade de NUNCA ser aprovado.

    Att


  6. Muito boa as dicas do Alexandre Meireles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *