3 Etapas para ser Aprovado em Concurso Público

Tempo de leitura: 4 minutos

Você conhece as 3 etapas para ser aprovado em concurso público? A verdade é que o concurso não é para todos, mas sim para aqueles que estão dispostos a passar por 3 estágios até chegar na tão sonhada aprovação. Pular alguma dessas etapas pode ser prejudicial pois vai fazer você levar muito mais tempo estudando para conseguir a vaga.

Eu estou escrevendo esse artigo baseado em um vídeo que vi do meu professor de inglês, nesse vídeo ele falava sobre as 3 etapas para aprender inglês e o que eu percebi é que essas 3 etapas também se aplicam perfeitamente ao estudo para concurso público.

Não há como negar que a etapa número #3 é a mais importante delas! Leia esse artigo até o final e fique por dentro desses 3 passos fundamentais para a sua aprovação!

Leia também:

William Douglas: Como passar em provas e concursos

ESAF Concursos

Ritmo de Estudos Carol Alvarenga

3 etapas para ser aprovado em concurso

1- Planejamento para Estudar

O planejamento é a base de qualquer boa preparação nos estudos. Seja  para estudar para concursos, estudar idiomas, prova da OAB, ENEM ou qualquer outra coisa. O planejamento vai lhe dar algo que é fundamental: a disciplina. Quando você tem em mãos um planejamento, todo o seu dia gira em torno de conseguir cumpri-lo e para isso é necessário ter disciplina. Quando falamos sobre concurso público, ter planejamento é saber o que estudar, quando estudar, por quanto tempo estudar e onde estudar. Veja abaixo mais detalhes:

  • O que estudar? o que você vai estudar em cada dia da semana. É fundamental ter um cronograma de estudos para saber quais disciplinas serão estudadas em cada dia. A verdade é que eu não canso de bater na tecla da importância do plano de estudos quando estamos estudando. Eu sempre gostei de estudar duas matérias por dia ou até mesmo três, quando se tratava de pouco conteúdo na terceira matéria do dia.
  • Por quanto tempo estudar? Aqui você precisa saber qual é o seu tempo de estudo livre diariamente. Existe concurseiros que trabalham e aqueles que podem se dedicar somente aos estudos. Tudo é questão de se adaptar e ter o hábito de estudar sempre no mesmo horário. Se você trabalha durante o dia, terá que ter o hábito do estudo na parte da noite. Se trabalha na parte da tarde e noite, terá que estudar sempre nas manhãs. Eu considero como profissional aquele concurseiro que estuda pelo menos 3 horas por dia. Fazendo isso certamente você será aprovado em concurso.
  • Quando estudar? Quais dias da semana você conseguirá estudar. De segunda a sexta você pode estudar 3 horas por dia e, nos finais de semana, aumentar esse tempo de estudo para 6 ou 8 horas.
  • Onde Estudar? Tenha o seu local de estudo, o ideal é ter um local tranquilo no qual você possa se concentrar sem ser interrompido por outras pessoas. O seu quarto ou até mesmo um biblioteca são bons lugares para isso.

2- Tenha um Método de estudo

Por que alguns passam, enquanto outros ficam anos na “fila do concurso”? Você já se perguntou sobre isso?

Eu conheço pessoas que conseguiram ser aprovadas em meses (assim como eu fui em 5 meses no TRT) e também conheço pessoas que estudam há mais de 3 anos e ainda não conseguiram o sucesso. Aqui está o passo 2 para ser aprovado em concurso: ter um método de estudo.

Não estou falando que existe fórmula mágica para passar em concursos, mas você precisa achar aquilo que dá certo para você. Estudar por revisões, mapas mentais, livros, apostilas, vídeo-aulas, etc.

Eu sempre indico o método Renato Alves de memorização, caso você queira conhecer basta clicar aqui.

3- Comece agora!

O terceiro passo e, para mim, o mais importante para ser aprovado em concurso público é começar AGORA! Muitas pessoas dizem: “ai, eu quero começar a estudar”, “eu quero prestar tal concurso”, “sabe quando vai sair o concurso x?”

O grande erro dessas pessoas é não começar logo a estudar. Ficar enrolando, perguntando sobre edital e se preocupando com quando vai sair o concurso não vai adiantar nada. O terceiro passo é partir logo para a PRÁTICA!

Não esqueça de antes de começar a estudar, ter o seu planejamento e o seu método de estudo definido. Viu como um passo complementa o outro? O que você está esperando para começar?

Vamos em frente!

Aprovado em 8 Concursos revela dicas de estudo – Clique Aqui!

3 Etapas para ser Aprovado em Concurso Público
5 (100%) 1 vote

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *